terça-feira, 30 de agosto de 2016

AVENTURAS COM AS CRIANÇAS PELA NEVE - PARTE III

Inverno firme e além de BARILOCHE (Argentina) e VALLE NEVADO (Chile), o continente americano nos oferece outros destinos na neve bem bacanas para a criançada. Eis mais duas sugestões de destinos gelados ideais para a diversão de toda a família. Boas aventuras geladas para todos!


MIGUEL E HELENA AMARAM BARILOCHE. IMAGINE A FESTA QUE FARÃO EM USHUAIA E ASPEN


USHUAIA (Argentina) - Nem só de Bariloche vive a neve da Argentina. Quem quer se aventurar bem pertinho da Antártida, vá a Ushuaia, a “Terra do Fim do Mundo”. Esta região está a 3.200 km de Buenos Aires e a 800 km do continente gelado. É um lugar lindo situado no extremo sul da argentina, uma cidade portuária à beira do Canal de Beagle. Embora possua uma eficaz infraestrutura, é bem menos frequentada pelos brasileiros. Por ser uma zona livre de impostos, Ushuaia pode ser excelente para compras e possui lojas interessantes, e se você quiser pode sair de lá com várias sacolas. A cidade oferece preços semelhantes aos de Bariloche e também tem ótima estrutura para o turismo, inclusive para crianças. Apesar de ser uma região que venta muito, sua estação de esqui, o Cerro Castor, situado a 26 km da região central, dispõe de muitas atividades para os pequenos, e é menos tumultuado que Bariloche. Lá, você poderá fazer caminhadas com raquete na neve, patinação no gelo e se divertir nos jardins da neve, onde os pimpolhos recebem atenção de instrutores e recreadores. Pode, ainda, incrementar esta aventura no fim do planeta, fazendo uma travessia em trenós puxados por cães husky siberianos. Já pensou que maravilha para os seus pequenos aventureiros? Prepare-se! Para chegar até Ushuaia, vocês vão para Buenos Aires de avião e depois enfrentarão outro trecho de 3 horas e meia até lá, também de avião. De carro, são 3.000 km a serem percorridos, mas considero esta opção muito complicada para quem viaja com crianças. Pode chegar lá, ainda, num dos luxuosos cruzeiros que navegam pelo canal de Beagle todos os dias. Se não der para navegar por lá num cruzeiro, faça um passeio de barco para avistar aves e leões marinhos. Os baixinhos ficarão bem empolgados com esta aventura.

ASPEN (EUA) – Situada no Colorado, essa linda cidade situada ao pé da montanha, oferece, durante todo o ano, um céu azul lindo, pouca chuva e neve em abundância. É o ponto de prática de esqui mais conhecido dos Estados Unidos. Apesar de sua temporada de neve movimentada ser de novembro a março, todo o restante do ano tem sempre algo marcante para oferecer. Aspen é também famosa por ser um destino procurado por ricos e famosos. Mas isto não a torna exorbitantemente cara, como é comum se pensar, embora seus preços sejam mais salgados do que as estações de esqui da América do Sul. Oferece uma estrutura impecável para férias na neve com crianças. É fácil encontrar instrutores que falam português. Prefira a estação Buttermilk, a montanha mais fácil de Aspen, e a Snowmass, que oferece várias opções para principiantes. Aproveite as piscinas aquecidas ao ar livre (hot tubes). Os pequenos, certamente, vão amar! Percorra a cidade a pé com seus filhos. Em Aspen é fácil fazer isso. Uma boa sugestão de restaurante citada nos guias é o ELK camp, que serve pizza e oferece pista para patinação no gelo. Criança paga meia.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

FERIADO PELO MUNDO COM SUAS CRIANÇAS - 7 de setembro - BUENOS AIRES -

DICAS DE SAÚDE

Malas prontas para Buenos Aires? Que maravilha! Mas não esqueça de se precaver, pois viagens internacionais com crianças merecem cuidado especial. A mamãe médica infectologista, aqui, pode ajudar:

1. PROVIDENCIE UM SEGURO DE SAÚDE - mesmo sendo uma viagem de feriadão, nada de desespero com assistência médica em casos de emergência.

2. CONSULTE O PEDIATRA - peça a ele receita com as medicações a serem transportadas para uso como sintomáticos; ajuda demais!

3. ATENTE PARA O CARTÃO DE VACINA DOS BAIXINHOS - o cartão deve estar completo, mas o pediatra deve conferir as vacinas das crianças e orientar aquelas que precisar. Para a ARGENTINA, atentar:

                  - FEBRE AMARELA é fundamental pois há risco da doença no país; a proteção vacinal é ótima e evita quadros graves que podem levar à morte;
                  - INFLUENZAE (GRIPE) - ainda será inverno na Argentina até 21/9, portanto há risco de gripe; a vacina pode não ser encontrada mais na rede pública, então procure em clínicas particulares;
                  - MENINGITE MENINGOCÓCICA - sendo também uma doença mais comum no inverno, é importante a vacinação; para tanto, providenciar a vacina conjugada A C W Y que engloba o tipo de bactéria meningocócica mais prevalente na Argentina (W); esta vacina foi disponibilizada no SUS há pouco tempo, então pode ser que seu filho não tenha sido contemplado. Peça para o pediatra conferir no cartão e caso negativo, procure a vacina em clínica particular.

         PREVENÇÃO É TUDO DE BOM!

PARA MAIS DICAS DE SAÚDE EM VIAGENS INTERNACIONAIS COM CRIANÇAS CONFIRA NO LIVRO "PELO MUNDO COM CRIANÇAS" (em breve disponível).
                  -




terça-feira, 23 de agosto de 2016

FERIADO PELO MUNDO COM SUAS CRIANÇAS - 7 de setembro - BUENOS AIRES

Ok, pessoal, feriado nacional chegando no próximo mês, e, agora, em 2016, 7 de setembro cairá numa quarta-feira. Se for possível emendar com a quinta, sexta e o final de semana, minha sugestão é dar um pulinho com a garotada em BUENOS AIRES. Com 4 horas de voo, saindo de SP, você chega ao país dos ermanos e nem passaporte precisa, basta a carteira de identidade. E lá, muita coisa bacana tem para fazer com a galerinha. Eis minha sugestão de roteiro:

Dia 1 - Chegada - deixe a bagagem no hotel e se a criançada não estiver cansada, vá curtir os arredores. Para tanto, prefira se hospedar na região próxima ao Centro Histórico.

Dia 2 -  Caminhe pela Avenida de Mayo, da Casa Rosada ao Palácio do Congresso; chegando ao final, deixe os baixinhos aproveitarem as praças. Visite a livraria El Ateneo.

Dia 3 - Vá ao MALBA e visite o quadro do pezão da Tarsila do Amaral. Aproveite o resto do dia nos Bosques de Palermo. Os baixinhos vão amar!

Dia 4 - Visite o Zoológico de Luján.

Dia 5 - Retorno...chuifff.... arrumar as malas será um suplício, né? Se tiverem um tempinho vão visitar o "La Bombonera", estádio do Boca Juniors!

PARA MELHORES ORIENTAÇÕES CONSULTE O LIVRO "PELO MUNDO COM CRIANÇAS" (disponível em breve)

Boa viagem!


sábado, 20 de agosto de 2016

AVENTURAS COM AS CRIANÇAS PELOS PAÍSES CAMPEÕES DAS OLIMPÍADAS - O QUE FAZER COM OS BAIXINHOS NOS PAÍSES TOP 10 DA RIO2016

Com este clima superbacana de olimpíadas, nossa RIO2016 arrasando, podemos nos sentir donos do mundo e empolgar em viagens pelo planeta. Então, vamos mergulhar com a galerinha no TOP 10 do quadro de medalhas.
Arena Olímpica do Rio- Rio2016 - Miguel e Helena curtindo a ginástica artística

10º LUGAR - ITÁLIA - Roma é um espetáculo para a garotada. Coliseu, Boca da Verdade, Parque Borguese e muito mais esperam a galerinha. Mas a TOSCANA com seus belos campos de girassóis, e a fantástica e única VENEZA também vão encantar a galerinha.

Miguel pedalando no Parque Borguese - Roma

9° LUGAR - AUSTRÁLIA - O país dos cangurus e da maior barreira de corais do mundo vai ser um verdadeiro sucesso para a galerinha. Não se assustem com o tempo de voo até lá. Vai valer muito a pena.

8° LUGAR - COREIA DO SUL - Você sabia que a fofíssima PUCCA é coreana? Olha aí que festa será para as meninas conhecer o país dessa famosa personagem! O seu lindo litoral, os campos floridos  e palácios serão de pura diversão. Além disso, vai dar até pra curtir neve por lá, nos Alpes da Coreia.

7º LUGAR - FRANÇA - o país mais visitado do mundo encantará os baixinhos com a Torre Eiffel, Parc Asterix, Disneyland Paris e ainda com um belo passeio ao Vale do Loire.

Helena e Miguel curtindo o frio de Paris, perto da Torre Eiffel

6º LUGAR - JAPÃO - O país sede das próximas olimpíadas - TOKIO2020 - é tecnológico, culto e cheio de novidades para a garotada, que vão se apaixonar pelos gigantes shoppings da capital japonesa.

5º LUGAR - ALEMANHA - Berlim é lotada de atrações para os baixinhos, mas Munique também se destaca por diversos parques, praças e museus que deixarão a garotada enlouquecida!

4º LUGAR - RÚSSIA - O maior país do mundo é bastante convidativo para a criançada. Só na capital, Moscou, há muito o que aproveitar como o planetário, o Zoo, o Moskyarium e o fabuloso Parque Górki.

3º LUGAR - CHINA - Milenar culturalmente, grande e com sua fabulosa Muralha. Nada mais contagiante para a galerinha do que se imaginar correndo por este esplêndido monumento. A China merece nosso passeio.

2º LUGAR - REINO UNIDO - A Inglaterra é clássica, pop e com muito a oferecer ao público infantil, como a Legoland (Windsor), o Museu da ciência e a London Eye (Londres), além do frenético clima da terra da rainha.

Helena e mamãe na Legoland - Windsor

1º LUGAR - ESTADOS UNIDOS - O país mais visitado por brasileiros no planeta indiscutivelmente é fabuloso. Disney em Orlando, Natal em Nova York, alegria em Las Vegas. A garotada não terá do que reclamar.

(APROFUNDE SUAS PESQUISAS NO LIVRO "PELO MUNDO COM CRIANÇAS" - em breve disponível).

O Brasil quase chegou lá, estamos em 13º lugar, mas com nota máxima em alegria e organização. A RIO2016  vai deixar muita saudades!






VALLE NEVADO (Chile) – Este é o mais completo centro invernal do Chile, que recebe o maior fluxo de turistas durante o ano. Localizado na região dos três vales, o Valle Nevado é um grande resort na neve, que oferece uma estrutura hoteleira no meio da montanha. É a única estação esportiva da América do Sul a sediar uma etapa da copa do mundo FIS de snowboard. Localizado a 40 km de Santiago, o interessante é conciliar uma viagem com seus pimpolhos visitando a capital chilena, que é muito interessante, e passando uns dias no Valle Nevado. Um casal de amigos que conhecemos fez esta aventura com seu pimpolho de 3 aninhos e relatam que ele simplesmente adorou e curtiu bastante o passeio. Curtam a região em grande estilo e se hospede no maravilhoso resort de neve que o vale oferece. Lá, os pequenos vão poder fazer travessias de trenós, caminhadas com raquete e esquibunda, é claro. Além disto, há escola de snowboard especializada para crianças de 3 a 7 anos, onde o instrutor utiliza uma espécie de “reboque” para ajudar o pequeno a deslizar na prancha de snow. Muito legal e seguro. Miguel, certamente, vai querer se aventurar neste desafio. Dessa forma, mamãe permite. Há, ainda, escola de esqui com instrutores poliglotas, o que facilita bastante para os pequeninos e jardins de neve para as crianças de 4 a 6 anos. Se delicie com seus filhos experimentando um gostoso chocolate quente após tanta atividade e não deixe de conhecer o Bar Louge, que oferece espaço kids. Aprecie um bom vinho nacional no Chile enquanto seus filhos se divertem.
AVENTURAS COM AS CRIANÇAS PELA NEVE

Conhecer regiões gélidas do planeta é uma festa para a garotada. O Brasil é lindo mas não oferece montanhas branquinhas para diversão. Mas aqui mesmo na América do Sul Argentina e Chile nos proporcionam a oportunidade desta aventura. Bariloche e Ushuaia, na Argentina, são excelentes escolhas, bem como o Valle Nevado chileno. Não percam tempo e embarquem nesta viagem com seus baixinhos. Helena e Miguel amaram ver nevando em Bariloche, fazer esquibunda e construir bonecos de neve. Ela tinha 2 aninhos quando foi lá e Miguel 6. As sugestões abaixo vão ajudar:

1. ALUGUE ROUPAS DE NEVE LOCAIS - vivemos num país quentinho, não gaste dinheiro com isso;

2. USE UM MOLETOM POR BAIXO DA ROUPA DE NEVE;

3. PARA OS MUITOS PEQUENOS, PREFIRA MACACÃO, POIS FACILITA A TROCA DE FRALDAS E AS IDAS AO BANHEIROS;

4. NÃO DEIXE DE PROVIDENCIAR ÓCULOS ESCUROS PARA AS CRIANÇAS BRINCAREM NA NEVE;

5. NÃO ESQUEÇA DE LEVAR UMA CENOURA PARA O NARIZ DO BONECO DE NEVE QUANDO FOREM BRINCAR;

6. COM RELAÇÃO À ESCOLHA DO LOCAL A SER VISITADO NA ARGENTINA, BARILOCHE É MAIS POPULAR ENTRE OS BRASILEIROS, OFERECE BOA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO PARA A DIVERSÃO DA GAROTDA NA NEVE; MAS USHUAIA TAMBÉM POSSUI EXCELENTES CENTROS DE ESQUI E É MAIS EM CONTA. VALE A PENA CONFERIR.
Cerro Catedral - Bariloche

Para melhores esclarecimentos consulte o livro Pelo Mundo com Crianças.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

AVENTURAS PELO PLANETA COM MIGUEL E HELENA

Olá!

Vamos nos aventurar pela Terra com nossas crianças! Acredite! não é tão complicado quanto se pensa. Criança gosta do que é novo, diferente e divertido. É com essa certeza que sempre levamos conosco nossos filhos pequenos, Miguel e Helena, em nossas viagens internacionais. O objetivo maior deste blog é oferecer mais uma oportunidade de troca de ideias sobre como viajar pelo mundo com crianças.
Boas viagens para nós!

Carmelinda Lobato de Souza.
"A Bélgica deixou saudades..." (Miguel, Helena e mamãe em frente ao ATOMIUM em Bruxelas, capital da União Europeia)

TOP 10 - (agosto/2016) - AS 10 CIDADES DA EUROPA MAIS LEGAIS PARA CRIANÇAS

1. MADRI - A capital espanhola oferece belos parques para a garotada, além de museus incríveis como o MUSEU DO PRADO. Acredite, quando fomos, Helena, com 4 anos, amou todas as pinturas!

Miguel e Helena no Parque Del Retiro - Madri

2. LONDRES (Inglaterra) - A maior cidade da Europa possui os museus mais incríveis do planeta, como o Museu de História Natural e o Museu da Ciência que, por sinal, ficam bem pertinho um do outro e as entradas são francas.

Miguel e Helena no Museu Britânico

3. PARIS - A capital do país mais visitado do planeta é uma festa para os baixinhos. Passear pela Champs-Elysées, correndo de uma ponta à outra da famosa avenida será pura diversão. Imagine andar de bike por lá!

Miguel e Helena no Museu do Louvre

4. SEGÓVIA (Espanha) - pertinho de Madri, nesta linda cidade a criançada poderá visitar o Alcázar, o castelo que inspirou Disney na criação do castelo da Bela Adormecida.

Miguel e mamãe - Segóvia

5. BRUXELAS - A capital belga é tranquila, barata e bem divertida para a garotada que vão amar conhecer a Mini-Europa.

Helena na Mini-Europa - Bruxelas

6. ROMA - Histórica, divertida e deliciosa, a capital italiana oferece parques lindos, museus voltados ao público infantil, como o Explora, e, é claro, o Coliseu.

Helena e o Coliseu
7. BRUGES (Bélgica) - nos arredores de Bruxelas, as crianças vão amar passear de barco e apreciar as casas que lembram mini-castelos.
Miguel e Helena prontos para o embarque para o passeio de barco em Bruges

8. FRANKFURT (Alemanha) - Desta esplêndida cidade é possível partir para a ROTA DOS CONTOS DE FADAS ALEMÃ, numa viagem de 600km que levará as crianças a conhecer as inspirações das histórias dos irmãos Grimm.

9. BERLIM - Na capital alemã os baixinhos vão visitar pontos turísticos importantes como o Portão de Brandemburgo, correr entre os blocos do Monumento do holocausto e se divertir em shoppings maravilhosos.

10. VIENA - A cidade mais elegante e musical da Europa não decepcionará a galerinha. Com um Mozart a cada esquina, palácios e belos parques, além do mais antigo zoo do mundo, as crianças vão adorar!

"Aprofunde suas pesquisas! Se organize! Veja tudo sobre viagens internacionais com crianças no livro PELO MUNDO COM CRIANÇAS - Carmelinda Lobato".