domingo, 23 de outubro de 2022

 PELA ÁFRICA DO SUL COM MEUS ADOLESCENTES!

SETEMBRO/2022

    Após 2 anos de pandemia, finalmente, nossa linda viagem ao "Continente Mãe" foi possível! Precisamos remarcar as passagens mais de uma vez, trocamos de companhia aérea, cancelamos e renovamos as reservas em hotéis...mas valeu muito a pena. A África do Sul é bela, animada, cheia de atrações para adultos, crianças e adolescentes. Miguel e Helena, com quem já viajamos bastante PELO MUNDO COM CRIANÇAS, agora, como dois lindos e, até mesmo, rabugentos adolescentes, se divertiram como nunca nessa viagem que marcou nosso retorno às aventuras pelo planeta! Sendo assim, ficam aqui dicas bem legais para todas as famílias se divertirem com seus garotos e garotas por terras sul-africanas.

    BOA VIAGEM!


Table Mountain


1. VISITE UMA DAS VINÍCOLAS PRÓXIMAS À CIDADE DO CABO. FAÇA UM PICNIC POR LÁ! OS ADOLESCENTES VÃO ADORAR.


Vínicola Boschendal



Pedalando pela vinícola...


2. Passeie e desfrute os restaurantes do WATERFRONT - CIDADE DO CABO!




3. APRECIE CAMPS BAY BEACH, a água é gelada mas há muitas atividades legais para os adolescentes fazerem por lá!




4. SE HOSPEDE NUM LODGE DE SAFARI, NA REGIÃO DO KRUGER PARK, OS ADOLESCENTES E CRIANÇAS SÃO MUITO BEM-VINDOS POR LÁ!














5. DESBRAVE A ROTA PANORÂMICA! A região fica a caminho do Kruger Park. Alugue um carro e desfrute das belas paisagens.

Mac Mac Pools

Graskop elevator

Three Rondavels


6. VIVA NOSSA HISTÓRIA  e leve a turminha para visitar o CABO DA BOA ESPERANÇA!



No Cape Point vislumbre o encontro dos dos oceanos: Atlântico e Índico.



7. Em Joanesburgo, se divirta com seus adolescentes no parque temático GOLD REEF CITY.


8. Uma visita às memórias de Nelson Mandela, grande representante da luta contra o Apartheid, é muito legal e importante para a garotada. Ande pela rua Vilazaki e visite a casa de Mandela.




VIVA A ÁFRICA!






















domingo, 21 de agosto de 2022

 ECONOMIZE E ORGANIZE VOCÊ MESMO SUA VIAGEM INTERNACIONAL!

(DICA PARA CHECKLIST)


SÉRVIA

    Com a internet, VOCÊ TEM O MUNDO EM SUAS MÃOS!

    As agências de viagem podem ser dispensadas. Porém, você precisa de muita dedicação e ter tempo para planejar e organizar sua viagem PELO MUNDO COM OU SEM CRIANÇAS! Abaixo uma sugestão de checklist que muito ajudará.

BOA VIAGEM!

1. PASSAGENS AÉREAS - melhoresdestinos, edreams.

2. HOTEIS - tripadvisor, booking, trivago.

3. FORMAS DE DESLOCAMENTOS - metrô, trem, carro alugado, ônibus, bike, avião, embarcação, etc.

4. CHIP CELULAR - importantíssimo! Nem sempre a comunicação com o Brasil será simples.

5. VACINAS OBRIGATÓRIAS (febre amarela, meningocócica, poliomielite) - deve-se solicitar o certificado internacional de vacinação e profilaxia (CIVP) pelo site da ANVISA. Recomendo pelo menos 30 dias de antecedência.

6. VACINA COVID - deve ser atualizada com dose de reforço. Muitos países estão exigindo que a última dose tenha sido feita de 6 a 9 meses antes da viagem. Verifique nos sites oficiais de cada localidade. Não se esqueça de providenciar o certificado desta vacinação pelo aplicativo CONECTSUS. 

7. SEGURO SAÚDE

8. LOUNGE EM AEROPORTOS - se o seu tempo de espera em conexão de seus voos for prolongado, uma dica bacana é aproveitar para umas boas horas de descanso e mimos em lounges. Vários cartões de crédito disponibilizam como cortesia. Verfique!

9. DESPACHO DE MALAS - fique atento se seu bilhete aéreo disponibiliza tal serviço gratuitamente. Pode ser necessário pagar.

10. ROTEIRO DE PASSEIOS/EVENTOS - organize um roteiro por cada dia, das atrações, eventos e passeios que deseja fazer. O MEU LIVRO PELO MUNDO COM CRIANÇAS TRAZ ÓTIMAS SUGESTÕES. Se possível for, adquira os ingressos com antecedência pela internet. Lembre-se, VOCÊ TEM O MUNDO EM SEU COMPUTADOR/CELULAR!



11. SERVIÇO DE TARNSFER HOTEL-AEROPORTO-HOTEL

12. SERVIÇO DE GUIA - muitos locais do mundo oferecem guias que falam o nosso português!

13. MEDICAMENTOS PARA LEVAR - marque uma consulta com médico (a) de viagens e providencie as receitas necessárias e receba importantes e fundamentais dicas de segurança para sua saúde! Em Ipatinga, eu atendo no CCDIP ( 3829 - 8559).

14. PASSAPORTES (verifique a validade)/ DOCUMENTOS DE IDENTIDADE/CERTIDÃO DE NASCIMENTO (crianças)

15. CLIMA E TEMPO - importante verificar para direcionar as roupas, sapatos e demais vestimentas que vai levar.

16. RESTAURANTES - cheque na internet as diversas dicas de onde comer.

17. DINHEIRO/CARTÃO PARA GASTOS (alimentação, deslocamentos, atrações turísticas, souvenirs).

18. ADAPTADOR TOMADA UNIVERSAL PARA VIAGEM INTERNACIONAL



ESPANHA





terça-feira, 26 de julho de 2022

 10 DICAS DE SAÚDE PARA VIAGEM À ÁFRICA DO SUL - 26/7/2022


1. ADQUIRA COM ANTECEDÊNCIA O SEU CIVP (certificado internacional de vacinação e profilaxia) VACINA DE FEBRE AMARELA. Tal imunizante é obrigatório para viajantes brasileiros no território sul-africano. ENTRE NO SITE DA ANVISA  e em cerca de 10 dias você receberá o documento via e-mail. É SIMPLES E GRATUITO. Você precisará encaminhar uma cópia digitalizada do seu cartão de vacina comprovando a aplicação do imunizante.

2. USE REPELENTE, sobretudo se você for se aventurar nos SAFARIS DO KRUGER PARK ou pelas belas paisagens da ROTA PANORÂMICA. O risco de malária existe. Além disto, você também estará protegido contra a febre amarela e outras doenças transmitidas por picadas de insetos. As viagens em regiões de matas e florestas são propícias a este risco.


Mainha, D. Dica, em viagem pelo JALAPÃO e protegida contra picadas de insetos.


3. NÃO CORRA RISCO DE UMA DIARREIA DO VIAJANTE. Evite ingerir alimentos crus ou mal cozidos. Beba somente água engarrafada e selada.


4. A PROFILAXIA PRA MALÁRIA, COM USO DE MEDICAMENTOS ANTES, DURANTE E APÓS A VIAGEM, pode estar indicada para pessoas que vão passar 7 dias ou mais em áreas de reserva, como o KRUGER PARK, por exemplo. CONSULTE O MÉDICO DE VIAGENS PARA AVERIGUAR ESTA NECESSIDADE.

Dra. Carmelinda, médica de viagens - atende no CCDIP (Ipatinga - 3829-8559); e-mail - carmolosouza@gmail.com.


5. FAÇA UMA REVISÃO DENTÁRIA ANTES DO EMBARQUE. Não deixe uma dor de dente estragar sua viagem.


6. Na atualidade, a África do Sul NÃO ESTÁ EXIGINDO TESTE COVID, mas a vacinação deve estar em dia. Os imunizantes disponibilizados no Brasil são todos aceitos. Verifique as exigências pelo menos 30 dias antes do embarque, esta situação pode mudar repentinamente de acordo com a evolução da pandemia no país e no mundo.



7. ATENTE PARA AS DOSES DE REFORÇO DAS VACINAS COVID. Intervalo superior a 6 meses da última dose aplicada pode não ser aceito como imunização adequada. Já é sabido que a imunidade conferida por todas as vacinas disponíveis no mundo diminuem com o passar do tempo.


8. ACESSE O CONECTUS E ADQUIRA SEU CERTIFICADO DA VACINAÇÃO COVID. Somente o cartão de vacinação pode não ser suficiente para comprovar sua vacinação.



9. O USO DE MÁSCARA DEVE CONTINUAR SENDO UMA EXIGÊNCIA DURANTE OS VOOS INTERNACIONAIS. Dê preferência às máscaras cirúrgicas ou N95/PFF2 (ou similares) pois são mais seguras do que as de tecido. 

TURQUIA - 2020

10. A ATUAL SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA INTERNACIONAL - MONKEYPOX - não deve oferecer restrições rígidas para viagens à África do Sul.







terça-feira, 7 de junho de 2022

AS 10 DÚVIDAS SOBRE SAÚDE MAIS COMUNS DOS VIAJANTES

 1.QUAIS VACINAS SÃO IMPORTANTES ANTES DE VIAJAR?

RESPOSTA: o viajante deve estar com seu cartão vacinal atualizado com a VACINAÇÃO DE        ROTINA, segundo o Programa Nacional de Imunização.

Há algumas vacinas que são recomendadas de acordo com o tipo de viagem a ser feita: EX.: F. TIFOIDE, ENCEFALITE JAPONESA, RAIVA, CÓLERA , MENINGOCÓCICA - verifique com o MÉDICO DE VIAGENS.

Há ainda as VACINAS ditas OBRIGATÓRIAS (exigidas pelo país a ser visitado; o objetivo é proteger a população local da doença, uma vez que não há o agente etiológico na região mas há meios que favorecem a proliferação do mesmo na região (mosquitos, por exemplo), caso ocorra a introdução do microrganismo). São elas: FEBRE AMARELA, MENINGOCÓCICA E CONTRA A POLIOMIELITE.

A vacina de COVID NÃO É CONSIDERADA, OFICIALMENTE, UMA VACINA OBRIGATÓRIA. Porém, muitos países a estão exigindo. Verifique isto antes de sua viagem em órgãos oficiais. A depender da exigência de seu destino, o MÉDICO DE VIAGENS irá autorizar aquele imunizante específico, desde que seja disponibilizado no Brasil (coronavac, pfizer, astrazeneca, janssen).

2. QUAIS MEDICAMENTOS LEVAR EM UMA VIAGEM?

RESPOSTA:

- ANALGÉSICOS

- ANTITÉRMICOS

- ANTIEMÉTICOS

- ANTI- HISTAMÍNICOS

- ANTI-INFLAMATÓRIO

- SORO ORAL

- COLÍRIO

- REMÉDIO PARA DOR DE OUVIDO

- DESCONGESTIONANTE NASAL

- REMÉDIO PARA GASES 

- CURATIVOS

- POMADA PARA ASSADURAS

- TERMÔMETRO

- REPELENTE

-PROTETOR SOLAR

Os medicamentos acima não precisam de receita e devem ser levados em bagagem de porão. Caso o viajante faça uso de algum remédio de forma regular, este deve levar uma receita recente (30 dias).


3. COM QUAIS DOENÇAS INFECIOSAS DEVO ME PREOCUPAR EM UMA VIAGEM?

RESPOSTA: AS PATOLOGIAS INFECCIOSAS MAIS PREVALENTES SÃO: Diarreia do viajante (30% dos casos), doença febril aguda (dengue, malária), doenças dermatológicas (leishmaniose), infecção do trato respiratório (COVID-19, gripe).

 

4. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE SE DEVE TER NUMA VIAGEM AÉREA?

RESPOSTA:

- EM TEMPOS DE COVID, USE MÁSCARA.

- USAR ROUPAS LEVES.

MOBILIZE-SE A CADA HORA (15 min).

USE MEIAS DE MÉDIA COMPRENSSÃO PARA EVITAR INCHAÇO E DORES NAS PERNAS, ALÉM DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA.

-INGIRA BASTANTE LÍQUIDOS E EVITE EXAGERAR NAS BEBIDAS ALCÓOLICAS.

ESCOLHER ASSENTOS LOCALIZADAS NA PARTE MAIS DIANTEIRA DA AERONAVE (DAS ASAS PARA FRENTE) AJUDA NA PREVENÇÃO DE ENJOOS E VÔMITOS.

NÃO COLOCAR BAGAGENS EMBAIXO DAS POLTRONAS (RESTRINGE O MOVIMENTO DAS PERNAS).

EVITAR CRUZAR AS PERNAS (DIFICULTA A CIRCULAÇÃO DO SANGUE).

-USAR UM APOIO PARA OS PÉS, PARA FACILITAR OS EXERCÍCIOS.

- FAZER EXERCÍCIOS COM AS PERNAS.

- EVITAR O USO DE SONÍFEROS.

 

5. QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DE SAÚDE QUE CONTRA-INDICAM UMA VIAGEM AÉREA?

RESPOSTA:

CONTRA-INDICAÇÕES  ABSOLUTAS - VIAGENS AÉREAS:

Infarto do coração recente (6 semanas)

Insuficiência cardíaca instável 

Angina instável

Arritmias não controladas

Hipertensão arterial grave não controlada.

Infecção ativa no ouvido

Cirurgia recente no ouvido ( 3 semanas)

Sinusite aguda – grande risco de sangramento

Sangramento nasal

COVID-19

Tuberculose  

Meningite

sarampo

varicela (catapora)

rubéola

gripe

Asma descompensada

Pneumotorax

Fratura instável

Gravidez - sangramento ou dores

Doença Psiquiátrica descompensada

Síndrome de Eisenmenger

 

6. EM QUE PAÍSES DEVO ME PREOCUPAR COM O MAL DE ALTITUDE?

RESPOSTA:

Bolívia

China
China

Colômbia

Equador
Etiópia

EUA

EUA
Peru
Peru
México

Tibet

Tibet

La Paz

Bengdag
Wenquan

Bogotá

Quito
Adis-Abeba

Aspen

Telluride
Cusco
Arequipa
Cid. do México

Bangda

Lhasa

4057

4298
5100

2547

2812
2440

2500

2770
3350
2304
2240

4740

4364

(fonte: Cives - UFRJ)

 

7. O QUE É, ONDE E COMO CONSEGUIR O CIVP (certificado internacional de vacinação e profilaxia)?

RESPOSTA: Este certificado é fundamental para comprovar sua vacinação obrigatória (febre amarela, poliomielite e meningocócica). Ele pode ser conseguido pelo site da ANVISA; SOLICITE COM PELO MENOS 30 DIAS  DE ANTECEDÊNCIA DE SUA VIAGEM.


8. QUAIS ORIENTAÇÕES PARA MINIMIZAR O EFEITO DO JETO LAG (Distúrbio do sono que pode afetar pessoas que viajam rapidamente em vários fusos horários)?

RESPOSTA:

ANTES DA VIAGEM:

- Pratique exercícios físicos regularmente.

- Mantenha uma dieta saudável.

- Começar a redefinir o relógio do corpo deslocando o tempo de sono para de 1 a 2h mais tarde antes de viajar p/ oeste OU de 1 a 2 h mais cedo antes de viajar para o oriente.

- Deslocar a hora das refeições para que coincidam com as alterações de fuso.

DURANTE A VIAGEM:

- Evitar grandes refeições, consumo de álcool e cafeína.

- Manter-se bem hidratado.

-Deslocar-se no avião, sempre que possível, durante longos voos.

NO DESTINO:

- Manter-se acordado durante as horas de sol e dormir na horas escuras.

- Siga a rotina de vigília e sono do local.

- Comer refeições apropriadas para a hora local, evitar o excesso de cafeína ou álcool.

- Evitar situações que exijam tomada de decisões críticas no primeiro dia após a chegada, tais como reuniões importantes.

- Dormir períodos curtos durante o dia (20 a 30 min), mas não prejudicar o sono noturno.


9. O QUE É TVP E COMO PREVENIR?

RESPOSTA:  É a trombose venosa profunda, que pode levar a um TEP (tromboembolismo pulmonar), uma  doença que pode matar. PREVENÇÃO:

    • Não usar roupas e calçados apertados
    • Não colocar bagagens embaixo das poltronas (restringe o movimento das pernas)
    • Não ficar imóvel na poltrona. Mudar de posição com freqüência (facilita a circulação do sangue)
    • Evitar cruzar as pernas (dificulta a circulação do sangue)
    • Beber líquidos, como água e sucos (evita a desidratação)
    • Evitar o uso de soníferos
    • Evitar o uso de bebidas alcoólicas (podem causar sonolência e desidratação)
    • Usar um apoio para os pés, para facilitar os exercícios
    • Fazer exercícios com as pernas (movimentos de extensão, rotação e flexão dos pés
    • Em uma viagem de ônibus ou trem, deve procurar andar durante o intervalo das paradas.
    • Em uma viagem de automóvel, para evitar restrição de movimentos, o número de passageiros e a bagagem devem estar de acordo com a capacidade do veículo. Além disto, periodicamente, devem ser programadas paradas em locais seguros, para que os ocupantes possam se movimentar fora do veículo.
    • Usar meias compressivas 20-30 mmHg 3/4 ou 7/8 (venosan ou sigvaris)

8. QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS PARA UMA VIAGEM DE NAVIO?

RESPOSTA:

- EVITE INGESTÃO DE ALIMENTOS CRUS OU MAL COZIDOS.

- INGERIR SOMENTE ÁGUA ENGARRAFADA E LACRADA.

- FAÇA A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS COM FREQUÊNCIA.

- EVITAR INGERIR CUBOS DE GELO FEITOS COM ÁGUA NÃO PURIFICADA.

- UMA VEZ EMBARCADO(A), FIQUE ATENTO(A): AOS PRIMEIROS SINTOMAS GASTROINTESTINAIS, PROCURE O SERVIÇO MÉDICO E PERMANEÇA EM ISOLAMENTO PELO MENOS ATÉ 24 HORAS APÓS O DESAPARECIMENTO DOS SINTOMAS.

 

domingo, 24 de abril de 2022

 6 VACINAS IMPORTANTES PARA O TURISTA BRASILEIRO



FEBRE AMARELA 

  1. Vacina OBRIGATÓRIA, ou seja, alguns países podem exigi-la para o turista (tanto para entrar ou até mesmo para conexão em seus aeroportos).
  2. DISPONIBILIZADA PELO SUS.
  3. Oferece proteção superior a 90% das formas graves da doença, que é transmitida pela picada do mosquito Aedes.
  4. As nações que a exigem buscam proteger sua população local, já que não tem circulação do vírus em seu território, mas possuem o mosquito transmissor.
  5. O turista deve checar antes da viagem se o país a ser visitado exige tal imunizante e, se assim for, ele deve solicitar o CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO E PROFILAXIA - CIVP; somente o cartão de vacina não será aceito como comprovante . Este certificado pode ser encaminhado pela ANVISA via solicitação em seu site.
  6. Para as pessoas que não podem se vacinar para Febre Amarela (alérgicos, idosos e outros) é possível receber o CERTIFICADO INTERNACIONAL DE ISENÇÃO DA VACINAÇÃO - verifique com o médico de viagens; porém, este certificado não garante a entrada do viajante no país, pois pode não ser aceito pelas autoridades sanitárias locais. 

Curtindo a natureza da BAHIA  protegido contra a Febre Amarela


SARAMPO - 

  1.  NÃO é uma vacina obrigatória, mas DE USO SELETIVO. Nenhum país a exige, mas é recomendada de acordo com o tipo de viagem a ser feita.
  2.  Recomendada para viagens à EUROPA, por exemplo,  já que tal continente possui baixa cobertura vacinal para a doença e circulação do vírus.
  3. DISPONIBILIZADA PELO SUS.
  4. O Brasil, em 2018, voltou a ser área de risco para circulação de sarampo, pois perdeu o título de erradicação da doença que tinha desde 2010. Sendo assim, até para viagens em território nacional a imunização é recomendada.
  5. Para crianças pequenas viajantes, caso necessite, a dose pode ser antencipada para 6 meses (dose zero); mas esta dose não conta como dose padrão e o esquema deve ser mantido conforme orientações do Programa Nacional de Imunização.


COVID-19

  1. NÃO é OFICIALMENTE uma vacina obrigatória, mas DE USO SELETIVO. Porém, muitos países a estão exigindo.
  2. Recomendada para qualquer tipo de viagens, já que protege contra as formas graves da COVID-19.
  3. As vacinas COVID utilizadas no Brasil estão sendo aceitas em diversos locais do mundo.
  4. A CORONAVAC já está sendo aceita nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal, África do Sul e diversos outros países. Verifique pela internet em órgãos oficiais de cada nação (site do consulado ou site das autoridades de saúde).
  5. O certificado de vacinação COVID deve estar em inglês ou em alguma língua de exigência do país a ser visitado. 
  6. Se você já está vacinado contra a COVID, tenha acesso ao seu comprovante de vacinação via o aplicativo CONECT SUS.

TURQUIA/2020 - com a imunização contra a COVID viajar fica bem mais fácil e seguro!


ANTI-TETÂNICA

  1. Vacina extremamente importante, já que o risco de adquirir tétano é grande - até ao pisar num prego na rua pode-se contaminar com o Bacilo Tetânico.
  2. DISPONIBILIZADA PELO SUS.
  3. O turista deve ficar atento pois o reforço da vacina é feito a cada 10 anos.
  4. O cartão de vacina é suficiente para comprovar a imunização do turista conta o tétano.

Explorando as pinturas rupestres da SERRA DO CIPÓ-MG com imunização contra o tétano em dia!


HEPATITE B

  1. A hepatite B é doença transmitida pela via sexual e também através do sangue, em acidentes pérfuro-cortantes.
  2. O vírus da hepatite B pode permanecer viável no ambiente POR ATÉ 7-10 DIAS.
  3. A vacina é DISPONIBILIZADA PELO SUS.
  4. A vacina protege até contra câncer, já que o vírus da Hepatite B pode levar a câncer de fígado.
  5. Em certos casos, para viajantes de última hora, pode-se fazer o esquema ACELERADO - a segunda dose da vacina é feita 7 dias a pós a primeira e a terceira é feita 21 dias após. VERIFIQUE COM O MÉDICO DE VIAGENS.


GRIPE

  1. A gripe é doença de transmissão respiratória e pode levar a formas graves, com insuficiência respiratória, assim como a COVID-19.
  2. a vacina é disponibilizada pelo SUS para grupos prioritários: crianças pequenas, idosos, gestantes, profissionais de saúde, pessoas de grupo de risco (hipertensos graves, diabéticos, pneumopatas, cardiopatas, imussuprimidos e outros).
  3. Indicada p/ passeios sobretudo durante outono e inverno, em virtude da maior circulação do vírus.
  4. Viagens prolongadas de avião, tour em cruzeiros (costuma ocorrer em viajantes de cruzeiros no verão do Alaska e noroeste do Canadá), e em outras atividades que envolvam aglomerações, também há indicação.
  5. Atentar para as cepas virais circulantes, uma vez que há diferenças da mesma no hemisfério Norte e Sul. O ideal é utilizar a vacina de acordo com as orientações da OMS para as regiões definidas; muitas vezes é necessário chegar no destino para se conseguir isto.


CANADÁ - gelo e proteção contra a gripe.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

10 DICAS PARA VIAGENS EM 2022 - A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU

 

  1. VACINAÇÃO COVID - Embora não sendo obrigatória, a grande maioria dos países está cobrando vacinação COVID. Muitos locais no Brasil, como São Paulo, por exemplo, também estão exigindo comprovante vacinal para frequentar restaurantes e eventos. EVITE PROBLEMAS E ESTEJA COM SUAS DOSES EM DIA.

 



 

2. QUAL VACINA DEVO UTILIZAR PARA VIAJAR? - NÃO DEVEMOS NOS VACINAR SÓ PARA VIAJAR! Porém, infelizmente, a nossa Coronavac ainda não está sendo aceita em qualquer localidade. PROCURE O MÉDICO DE VIAGENS E SE INFORME MELHOR. O Brasil permite a imunização de viajantes de acordo com o país a ser visitado. Antes de comprar suas passagens, procure saber em sites oficiais do local a ser visitado se a sua vacinação será aceita como imunizante. Cada país tem suas próprias regras, ainda não há padronização internacional para esta questão.


 CANADÁ - aceita coronavac

 

3. EXIGÊNCIAS PARA ENTRADA NOS PAÍSES - Isso também está ainda muito confuso. Cada local tem suas próprias regras. Para entrar no Canadá e no Brasil, por exemplo, é necessário o preenchimento prévio de questionário virtual, além da realização de exames. Fique atento a isso, de acordo com as regras de cada localidade.



ITÁLIA - exigências rígidas ainda vigentes

 

4. CERTIFICADO DE RECUPERAÇÃO DA COVID - Para alguns países (Como EUA e Canadá, por exemplo), se você teve COVID mais ou menos de 15 a 180 dias antes de seu embarque, e seu exame prévio à viagem der resultado positivo, será aceito um relatório médico constando os dados sobre sua recuperação. Isso ocorre porque os exames COVID podem persistir detectáveis por tempo prolongado, mas não quer dizer que ainda há risco de contágio. PROCURE O MÉDICO DE VIAGENS PARA MELHORES ESCLARECIMENTOS. Lembre-se de que tal conduta não é aceita para qualquer localidade.


 EUA - certificado de recuperação COVID funciona bem.

 

5. MÁSCARAS - uma conduta que ainda será exigida por um bom tempo. PREFIRA MÁSCARAS CIRÚRGICAS OU N95/PFF2. Elas protegem melhor do contágio, muitos países já estão relaxados demais...o uso de máscara juntamente com a vacinação são as medidas mais eficazes contra as formas graves de COVID-19.

 

 CANADÁ - 2022

 

6. EXAMES PRÉ-VIAGEM - Essa exigência também deve persistir por um bom tempo e cada país tem suas próprias regras, não há nada padronizado. Geralmente, se exige um RT-PCR ou teste de antígeno dentro de 24 a 72 horas antes de embarque. Essa medida ainda é polêmica já que estes exames podem ter resultados falso-positivo ou falso-negativo. Ou seja, uma pessoa contaminada pode estar viajando do seu lado. USE MÁSCARA CIRÚRGICA/N95/PFF2.

 

7. CERTIFICADO DE VACINAÇÃO COVID - tenha sempre em mãos o certificado de vacina covid disponibilizado pelo aplicativo CONECT SUS. Somente o cartão de vacinação não vale. Tenho o certificado digitalizado no seu celular e leve também uma via impressa. Em muitas localidades, para frequentar restaurantes e atrações turísticas há necessidade de apresentação do certificado.

Fazendo upload: 323632 de 323632 bytes.

CANADÁ/2022 - certificado vacinal exigido até para visitar parques.

 

8. VACINAÇÃO DE CRIANÇAS VIAJANTES - A imunização do público infantil contra a COVID vem se expandindo pelo planeta. Isso é ótimo e, com isso, as famílias devem ficar atentas com as exigências de cada localidade, as quais estão mudando de forma breve. Com relação ao tipo do imunizante, a Pfizer está sendo melhor aceita do que a Coronavac. Sendo assim, para os baixinhos viajantes é mais seguro optar pela imunização com a vacina da Pfizer.


9. NÃO VIAJE, DE FORMA ALGUMA, SE VOCÊ APRESENTA SINTOMAS DE COVID. SE É CONTATO DE ALGUÉM COM COVID, aguarde 5 dias e faça o teste de antígeno ou RT-PCR; se negativo, você poderá sair do isolamento e viajar.

 

10. VERIFIQUE, SEMPRE, AS REGRAS SANITÁRIAS DE CADA PAÍS ANTES DE DEFINIR SUA VIAGEM. HÁ DIVERSOS LOCAIS DO MUNDO ONDE A ACEITAÇÃO DE BRASILEIROS ESTÁ SENDO EXPANDIDA A CADA DIA, JÁ QUE O BRASIL É O PAÍS QUE MELHOR VACINA NO MUNDO!