10 DICAS DE SAÚDE PARA VIAJANTES LONGEVOS (60+)
1. EVITE VIAJAR P/ LOCAIS COM CLIMAS EXTREMOS (INVERNOS RIGOROSOS E/OU TEMPERATURAS MUITO ALTAS) POIS VIAJANTES LONGEVOS TÊM MAIS DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO. PREFIRA AMBIENTES URBANOS E COM BOA ESTRUTURA DE SAÚDE.
2. PELO MENOS 30 DIAS ANTES DA VIAGEM, ATUALIZE AS SUAS VACINAS DE ROTINA E VERIFIQUE A NECESSIDADE DE IMUNIZAÇÃO ESPECIAL (EX.: VACINA FEBRE TIFOIDE P/ VIAGENS NO SUDESTE ASIÁTICO). FAÇA UMA CONSULTA DE MEDICINA DE VIAGENS.
DRA. CARMELINDA LOBATO - MÉDICA DE VIAGENS (TELEMEDICINA: 31-98403-9785)3. AVALIE A NECESSIDADE DE COMPROVANTE DE VACINAÇÃO E PROFILAXIA (CIVP) PARA FEBRE AMARELA (EX.: VIAGENS PARA ÁFRICA DO SUL, PANAMÁ E OUTROS PAÍSES). PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS SÃO GRUPO DE RISCO PARA COMPLICAÇÕES COM TAL IMUNIZANTE. NA CONSULTA PRÉ-VIAGEM SERÁ AVALIADO A EMISSÃO DO ATESTADO DE ISENÇÃO DA VACINAÇÃO.
4. LEVE RECEITAS DOS MEDICAMENTOS DE USO ROTINEIRO ATUALIZADAS (30 DIAS). MANTENHA O USO CONFORME FUSO HORÁRIO LOCAL.
5. SIGA AS MEDIDAS PREVENTIVAS PARA EVITAR DIARREIA DO VIAJANTE. NÃO CONSUMA ALIMENTOS CRUS OU MAL COZIDOS. BEBA SOMENTE ÁGUA ENGARRAFADA.
6. EVITE CONTATO DIRETO COM ANIMAIS, POIS HÁ RISCO DE CONTRAIR RAIVA.
8. USE MÁSCARAS EM LOCAIS COM AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS (ISTO INCLUI AEROPORTOS, AERONAVES, TERMINAIS RODOVIÁRIOS E ESTAÇÕES DE TREM). A COVID-19 E OUTROS VÍRUS RESPIRATÓRIOS PERMANECEM COMO GRANDE RISCO PARA VIAJANTES COM 60 ANOS OU MAIS.
9. SIGA MEDIDAS PREVENTIVAS PARA EVITAR TROMBOSE VENOSA E EMBOLIA PULMONAR EM VIRTUDE DAS VIAGENS AÉREAS. USE MEIAS DE MÉDIA COMPRESSÃO DURANTE TODO O VOO E CAMINHE PELA AERONAVE.
10. SIGA AS MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA PICADA DE INSETOS. USE REPELENTE DE FORMA ADEQUADA.