sexta-feira, 18 de julho de 2025

OS 7 PECADOS CAPITAIS DO VIAJANTE
(Fonte: VI Congresso Latino Americano de Medicina de Viagens - 2024)

1. SOBERBA  
"Vou organizar minha viagem por conta própria porque já viajei para vários destinos internacionais e sei exatamente o que fazer..."

Este pecado é bastante comum em viajantes experientes, tendo destaque para o erro de não conferir se há alguma vacina obrigatória no destino escolhido. As vacinas obrigatórias são aquelas exigidas pelo país com objetivo de proteger a sua população (e não o viajante). A exemplo disto, cito CURAÇAO, país da América Central onde há necessidade de vacina de febre amarela; este país não tem circulação do vírus da febre amarela, mas há o mosquito transmissor. Por isso as autoridades exigem a vacinação.

CURAÇAO - 2024

Portanto, evite a SOBERBA e se prepare solicitando com antecedência o seu CIVP (certificado internacional de vacinação e profilaxia) no site da ANVISA. Este documento é único e servirá para qualquer outro país que o exige.

2. AVAREZA
" Pra que gastar mais em classe executiva se na econômica é bem mais barato?"

Muitas pessoas que tem boa condição financeira podem perfeitamente adquirir uma passagem aérea em classe superior, mas se apegam demais ao seu dinheiro para fazer isso. O risco de tromboembolismo pulmonar (TEP), doença gravíssima,  em viagens é maior se a duração da mesma for de 6h ou mais, sendo mais comum nas viagens de 12h ou mais. Este risco se eleva em pessoas com 40 anos ou mais. Pessoas bem sucedidas gostam de viajar para a Europa e é recomendado evitar ao máximo a "síndrome da classe econômica".

De São Paulo à ALEMANHA - com conforto  e sem trombose.

Deixe de ser AVARENTO e gaste o seu dinheiro num belo conforto e segurança em suas viagens. VOCÊ TRABALHA É PRA ISSO, VOCÊ MERECE!

3. LUXÚRIA
" Estou nos EUA me divertindo com pessoas bonitas e bem esclarecidas. Pra que usar camisinha?"

As infecções sexualmente transmissíveis - IST (sífilis, HIV, gonorréia, herpes e outras) podem ser adquiridas em todos os países, inclusive nos mais desenvolvidos.


Na Big Apple ou em qualquer lugar USE CAMISINHA!


4. IRA
" Que ódio ter que seguir as normas desse país machista!"

O viajante precisa se lembrar que, mesmo temporariamente, é um estrangeiro em outro país. Portanto, deve sempre respeitar a cultura local e seus costumes. Não se aborreça nem aborreça os nativos com suas manias, vontades e opiniões.

ROSI E LETÍCIA NO EGITO - 2025

Em países árabes, lembre-se que muita exposição do corpo pode gerar conflito. 


5. GULA
" Já que esta é a primeira e última vez que visito este lugar, vou experimentar de tudo!"

diarreia é o principal problema de saúde durante viagens, afetando de 10 a 50% dos viajantes. Em viagens pela América Latina, África, Ásia e  Oriente Médio  o risco de diarreia do viajante é alto (20-90%). Portanto, não saia comendo de tudo o que ver pela frente, devendo evitar alimentos crus e/ou mal cozidos.

URUGUAI - 2017

" Ferva, cozinhe, descasque ou ESQUEÇA!"


6. INVEJA
" Povinho chato esse, que vive só postando viagem!"

Deixe de ser tão ressentido pelas experiências de viagem de outras pessoas e viaje você mesmo para onde quiser! Não é tão caro e impossível como muitos pensam...


AMÉRICA DO SUL (Chile)

AMÉRICA DO NORTE (Canadá)

ÁFRICA (Rota Panorâmica)

AMÉRICA CENTRAL (Klein Curaçao)

EUROPA (Portugal)

ÁSIA (Capadócia)

Se nós podemos, VOCÊ TAMBÉM PODE!

(Oceania e Antártida que nos aguardem...)

7. PREGUIÇA
" Pra que fazer consulta pré-viagem? Perda de tempo..." 

O objetivo da consulta de viagens é a preparação do viajante para que ele possa se divertir ou realizar seu trabalho, ou estudo, durante a viagem, com o menor risco possível de adoecer. Para isso, são feitas recomendações sobre o uso de vacinas, medicamentos a levar e outras medidas simples para preservar a saúde, como o cuidado com alimentos e água.


Dra. Carmelinda - infectologista e médica de viagens - Teleconsulta: 31-98403-9785


Deixa de PREGUIÇA e agende sua consulta antes de sua próxima aventura pelo mundo!





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário